PERGUNTAS EM ENTREVISTAS

Algumas das perguntas mais freqüentes durante uma entrevista:

  • Quem é você? Fale-me sobre a sua vida profissional e familiar.
    Seja sucinto e fale apenas o que for mais relevantes. Seja objetivo.
  • Em quais empregos você teve boa performance? Como foi? Deixou o emprego por quê?
    O entrevistador quer que você fale sobre sua atuação, apontando resultados. Conte o que você realizou. Ele quer saber também se sua performance foi reconhecida pela equipe e pela chefia e por que você deixou o emprego. Evite ser venenoso. Não jogue toda a culpa na empresa e nos superiores. Se a culpa foi realmente deles, não mostre raiva ou ressentimento, nem se julgue injustiçado.
  • Em quais empregos você não teve uma boa performance? Idem ao anterior .Qual foi sua melhor realização profissional? Dê alguns detalhes.
    Esta é a sua grande oportunidade de completar o seu marketing pessoal. Se o seu relato causar impacto positivo, não abuse da oportunidade. Não se empolgue, falando demais.
  • Quais são seus pontos fortes?
    Não é para mostrar que você é bom. Saliente suas características mais marcantes . Exemplo: espírito de equipe, liderança, pró - ativo, disposição para lutar e vencer desafios.

 

  DICAS SOBRE TESTE PSICOTÉCNICO

Este tipo de teste avalia a personalidade e o grau de inteligência do candidato. São vários os tipos de psicotécnico. O entrevistador pode, por exemplo, pedir que você desenhe uma figura, complete figuras ou números em seqüência, tente transmitir para o papel alguma imagem apresentada, etc.

A sugestão é não demonstrar nervosismo e só comece o teste depois de ter compreendido perfeitamente as explicações do entrevistador. Se houver alguma dúvida, peça a ele que repita as explicações. Diante destes testes, a calma é sempre sua melhor aliada.

 

DICAS SOBRE DINÂMICA DE GRUPO

É um dos testes mais interessantes e também um dos que tem mais peso na fase do processo seletivo. O selecionador apresenta um determinado problema e propõe aos candidatos que encontrem soluções para ele. Alguns pontos fortes, muito apreciados pelos entrevistadortes, são a iniciativa, a criatividade, o planejamento e a liderança do candidato na busca da solução.

A sugestão é manter a calma e expor sua sugestão com clareza. Se houver semelhanças com situações pelas quais você já passou, explique para o grupo, de forma resumida, as decisões tomadas que levaram ao sucesso.

  DICAS SOBRE TESTE SITUACIONAL

Como o próprio nome diz, visa encontrar soluções para problemas inusitados em uma determinada situação específica do candidato. Combinação do teste psicotécnico com a dinâmica de grupo, objetiva avaliar a reação e a capacidade do candidato para resolver determinado problema.

A sugestão é usar soluções lógicas e viáveis são muito apreciadas pelos entrevistadores. Mantenha-se calmo, analise bem o problema e tente se colocar como se estivesse realmente vivendo aquela situação. Lembre-se de que não existem soluções prontas. Mostre que você tem iniciativa e conhecimentos para solucionar problemas.